segunda-feira, 10 de maio de 2010

DUAS PESSOAS DE TALENTO Homenagem a dois alunos: Igor Salatiel e Francisca Araújo














DUAS PESSOAS DE TALENTO:
Às vezes, na nossa profissão de Educadores, somos surpreendidos com a presença de alunos muito especiais pela sua garra, devoção vontade de lutar por uma vida melhor e mais feliz. Neste ano, entre os muitos alunos com quem convivo diariamente, quero destacar dois e aqui lhes prestar uma homenagem.
São pessoas especiais porque vieram para nos ensinar a valorizar a nossa própria vida com os seus próprios exemplos de vida .
Um deles se chama Igor Salatiel. É um aluno que sabíamos especial, pois usa os pés para escrever. Fiquei imaginando como trabalhar com um aluno nestas condições. E aí ele apareceu, cheio de vida, sempre com um sorriso no rosto, encantando a todos nós, perguntando “O que é que eu vou fazer hoje?” Tem onze anos, está na 5ª série, mexe com todo mundo, provocando todo tipo de emoções. O mais importante é que todos se sentem muito bem estando a seu lado.
Quero mostrar aqui um dos quadros que ele pintou na sala de aula, usando os pés e que achei lindíssimo. Temos medo de tudo que é diferente, mas sempre nos traz aprendizagem de vida. Ele é um dos motivos de meu dia ficar melhor, sempre que o vejo sorrindo.
A outra pessoa chama-se Francisca. Minha vida educacional não foi fácil, assim como imagino não tenha sido a de muitas pessoas que estão lendo este artigo agora. Sempre trabalhei e estudei à noite, às vezes muito longe de casa. Mas esta aluna conseguiu me superar. Também com muita garra vai para a zona sul trabalhar e à noite ela decidiu voltar a estudar. Como não conseguiria chegar a tempo à zona Leste para cursar o EJA – Educação para Jovens e Adultos, ela precisou fazer isso ali mesmo, próximo ao local de trabalho, no Jabaquara. É na Escola Municipal Cacilda Becker que ela está cursando a 3ª Etapa do EJA, correspondendo a 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Sai de lá às 23 horas e fico imaginando seu trajeto até chegar em casa em São Miguel Paulista, na zona Leste. Não é aluna faltosa e sempre participa das aulas, mesmo com toda a dificuldade.
Soube que é Cordelista. Pedi então que escrevesse uma literatura de Cordel em homenagem à zona leste. Aqui vai a minha homenagem a esta mulher que nos ensina não haver barreiras quando realmente temos um objetivo.
HOMENAGEM À ZONA LESTE

Aqui na zona Leste
Está bem valorizado.
Tem várias faculdades
E escolas particulares.
Tem até a USP Leste
Em Ermelino Matarazo.

Aqui em São Miguel
Tem construção de valor
Dando continuidade
À Avenida Imperador.
Com certeza, nosso bairro
Vai ter muito valor.



Aqui na zona Leste
Tem Cartório Eleitoral.
Tem a Subprefeitura
Trabalhando sem parar
Tem o Parque Chico Mendes
Com quadra de esporte
Para o aluno jogar.

Tem também grandes eventos
E trabalhos sociais
Para ajudar as crianças
E também terceira idade.
Eles se sentem felizes.
É o cidadão respeitado.


Autora: Francisca Araújo Oliveira.
Email: franaoliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário