segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RESPEITO AO PROFESSOR, QUESTÃO DE EDUCAÇÃO! Jornal Leste nº 238 Novembro 2012

RESPEITO AO PROFESSOR, QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!
Jornal Leste nº 238 Novembro 2012

Enquanto as escolas particulares primam pela educação rígida, com livros que trazem o conhecimento tradicional, notas que realmente julgam o conhecimento do aluno, as escolas públicas continuam, cada vez mais, impondo regras que deixam a instituição refém dos alunos, a mais agravante é a aprovação automática através dos ciclos. Deixa-me perplexa a falta de respeito,o  questionamento de
qualquer imposição feita pelo Professor a fim de  obter  o bom andamento da aula. O aluno tem a convicção de que é ele quem está com a razão em qualquer divergência de opinião. Proibir é proibido. Dependendo do aluno e de sua maneira de pensar, não há como impor regras. Qualquer justificativa dada pelo professor vira uma  discussão polêmica. Cenas de agressão ao Professor é comumente vista na mídia, por motivos banais.
 Há ainda as ameaças verbais, que não são divulgadas. Mesmo com leis existentes. " Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa."
Fico imaginando como serão educados os filhos destes alunos. De que adiantará chamar os pais que, certamente, serão coniventes com as atitudes de seus filhos? E se pensarmos nisso, como querer ser Professor, no futuro?
Mas, tudo o que acontece nas escolas públicas tem a ver com a questão da impunidade. Quem tem coragem de punir um aluno que desacata a um pedido do Professor, se as leis existentes não são levadas a sério?
O  educador sabe que,  enquanto o aluno estiver ali, na  sala de aula, pode mudar seu modo de ver a vida, através de diálogos constantes, muitas vezes cansativos. É preciso muita paciência  para convencê-lo  de que  é necessário que haja  respeito por sua autoridade, confiança no conhecimento que transmite. Não deveria haver dificuldades em acatar aos seus pedidos e colaborar com  a harmonia na sala de aula. A verdadeira aprendizagem necessita da motivação do aluno e um Professor tranquilo em relação àqueles que ali se encontram, em busca de um futuro melhor.
A educação não começa na escola e, sim, em casa. É preciso que os pais entendam que ficar do lado dos filhos nestas questões educacionais não o farão amadurecer como cidadão, como ser humano. É imprescindível que o  "respeito" seja natural  e não imposto por leis.
Aproveito para parabenizar  cada funcionário público pelo seu precioso trabalho em benefício do cidadão.
DIA 28 DE OUTUBRO, DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO.